Os meus trabalhos

Tema 4 – Animação Digital 3D

Exer.1

Trabalho realizado por Raquel Lima e Susana Sarmento da turma 12º7.

Foi-nos pedido que criássemos um modelo ou “objecto” 3D para depois o animarmos e o inserirmos num vídeo filmado por nós, de maneira a interagir com elementos do vídeo.

O meu grupo resolveu criar um robot no Cinema 4D inspirado em duas personagens de dois filmes: “Wall-E” e “Gru, o Maldisposto”, e mais algumas invenções da nossa autoria. O Robot inclui uma mola com uma bola na sua extremidade, no interior do seu corpo, tudo criado por nós. Enquanto a Susana, tratava da modelação do corpo, eu tratei da criação da cabeça e da mola e animação desta última.

Partindo para a fase do vídeo, filmámos a cena que pretendíamos no exterior da escola, fazendo várias filmagens, pois queríamos captar vários ângulos de visão. Fizemos seis filmagens, tendo eu animado 4 deles, mais curtos, e a Susana animado 2 deles, os mais longos. Nestas filmagens a Susana serviu de personagem do vídeo e eu filmei.

Em relação á bando sonora, extraímos do youtube a música do Inspector Gadget, numa versão mais clássica e instrumental, sendo esta a música principal do vídeo. Para os sons que complementam a animação do nosso robot extraímos partes de sons do filme “ Gru, o maldisposto” e recorremos ao freesound tiramos samples sonoros.

Avançando para os genéricos a Susana realizou o inicial e eu o final.

Para concluir, com o trabalho árduo de ambas achamos que conseguimos fazer uma boa intervenção entre o digital e o real.

TEMA 3 – Vídeo Digital

Exer.1

http://www.youtube.com/watch?v=8gFh5PB3Fr0

Videoclip criado por mim, Raquel Lima e pela Susana Sarmento.

O nosso videoclip baseia-se numa ideia base, a qual está presente na música que escolhemos, que tem a ver com a liberdade de espírito e com os caminhos da vida a percorrer. Assim sendo, o nosso projecto trata-se de uma sequência de “caminhos” por vários cenários que vão coincidindo com a letra da música. Criámos, portanto, uma personagem (interpretada por ambas as realizadoras), que segue o seu caminho, deixando-se levar, sem se preocupar com o destino. Quando chega ao refrão, em que é referido um “pesadelo”, as fotografias ficam modificadas para uma espécie de banda desenhada, com o objectivo de representar a personagem dentro de um sonho.

A técnica evidente no videoclip é o stop motion, existindo também alguns apontamentos de vídeo, com objectivo de cortar o ritmo do stop motion. Esta técnica permitiu-nos criar movimentos impossíveis (ex. andar sem mexer as pernas, deslocar-se sem tocar no chão), através de fotografias sucessivas a posições por nós criadas.

Para criar este videoclip, utilizámos o programa Adobe Premiere Pro CS4, o qual nos permitiu desenvolver as nossas ideias:

  • Sequência de fotografias, criando movimento, através do número de frames de cada clip e da mudança manual do tempo de cada foto;
  • Efeito para dar mais contraste e mais destaque às cores – Utility: “Cineon Converter”;
  • Criação do genérico inicial – técnica de fade in (para aparecer) e fade out (para desaparecer).

TEMA 2 – Som Digital

Exer. 1

Neste exercício foi-nos proposto criarmos alguns temas musicais a partir de samples. Samples esses que pesquisámos (freesound ou outro), gravámos (sons na escola, com o microfone), criámos (no programa TTS, que lê o que lá escrevermos) e retirámos de filmes. Para tal, utilizei o Software Mixcraft para editar as músicas.

Dangerous Irresponsibility‘ de RLima

Este tema foi criando como podendo servir de ‘sountrack‘ de uma cena de um filme. Retirei samples desse mesmo filme, chamado ‘Taken‘, da cena em que a rapariga se encontra de férias em Paris e é raptada, enquanto está numa chamada com o pai, agente da CIA altamente qualificado. Tentei criar um ambiente que se identificasse com a cena, havendo uma gradação crescente de preocupação, nervosismo e perigo em paralelo com a música.  Também utilizei samples que pesquisei e samples já contidos no Mixcraft, tomando partido de filtros.

Electronic Music‘ de RLima

Este tema que criei baseia-se na ‘música’, contendo samples de falas criados a partir do TTS. Estas falas contém frases descritivas da música ditas/escritas por Friedrich Nietzsche (“Without music, life would be a mistake“), Daniel Barenboim (“Music is a constant renewal”), Aldous Huxley (“After silence, the thing which can better express the inexpressible is music”) , Aulo Gélio (“A song has no hidden value”), Walter Haddon (“Music is the medicine for sad soul”), Victor Hugo (“Music is noise that thinks”). Também utilizei samples que pesquisei e que o software já inclui, usando alguns filtros.

School Ambient‘ de RLima

Este tema foi criado com a intenção de descrever um ambiente na escola, monótono, mas barulhento, incluindo sons de pastas ou cacifos a abrir. Estes sons foram mesmo capturados, por mim e pelo professor, na escola, no caminho para o meu cacifo (passos de chegada, abrir a pasta, tirar as chaves, abrir o cacifo, por a pasta no cacifo, fechar o cacifo, passos de ida). Este percurso completo aparece também no final do tema. Para além destes samples utilizei ainda samples que pesquisei e alguns incluídos no Mixcraft, tomando partido, em alguns, de filtros.

Experience of peace and freedom‘ de RLima

Este tema foi criado para tentar transmitir um sentimento de paz e liberdade, através do ritmo e melodia presentes. Por outro lado, esses factores também contribuem para um ambiente triste, de desejo de mudança que resulta também numa crítica à sociedade de bens materiais, às pessoas mesquinhas que se fazem sofrer umas às outras constantemente. Existe, portanto, esse desejo de fuga, de isolamento, de liberdade total. Para dar consistência ao tema, acrescentei falas do filme “Into the Wild”, cuja moral do rapaz que fala é exactamente essa. Neste tema baseei-me apenas nesses samples e nos samples do Mixcraft com filtros.

Funny Dialogue‘ de RLima

Este tema tem uma melodia alegre e contínua. A harmónica dá o carácter engraçado à música, daí o título que atribuí ao tema. O sample que dá início à música tem como objectivo mostrar a chegada de uma pessoa, e a sua consequente intervenção no “diálogo”. Utilizei, portanto, samples que gravei na escola e os que já vêm com o software de edição. Tomei partido de filtros e da ferramenta “Pan” que, quando o tema é ouvido com headphones, dá o efeito que o som “vem de um só lado”, ou então que “está a andar de um lado para o outro”.

Finding Music‘ de RLima

Este tema tem este nome pois descreve uma pessoa que passeia a ouvir a sua música e que encontra um “cofre”, abre-o e encontra lá uma nova música. Ouve-a durante algum tempo, mas farta-se e volta a fechar o “cofre” à chave, e continua o seu caminho a ouvir a sua música. Neste tema, usufruí de samples do Mixcraft, de samples que pesquisei e que criei com o microfone e um com uma parte da música “One” dos U2. Tomei partido de alguns filtros e da ferramenta “Pan”, que atribuí à “música encontrada” um carácter mágico.



TEMA 1 – Fotografia Digital

Exer. 3

Auto-retrato 3D & haircut

Para a concretização das 4 fotos a seguir apresentadas, as quais me foram pedidas, eu recorri ao software “Facegen” e “Cinema 4D” e, por fim, ao “Photoshop” para proceder à optimização das imagens dos modelos 3D. Comecei por carregar 3 fotos minhas (frontal e perfis) no “Facegen”, criando um modelo 3D da minha cabeça. Nesse mesmo software, fiz algumas mudanças ao modelo obtido, relativas à idade, aos traços de nacionalidade, à cor da pele, ao formato dos olhos, etc. Com o modelo definido e pronto, exportei todos os componentes e texturas do modelo do “Facegen”. Componentes tais que fui importar para o “Cinema 4D”, criando momentaneamente o modelo da cabeça. Seguidamente, foi-nos proposto adicionar cabelo ao modelo, usufruindo das ferramentas do cabelo, como “brush”, “cut”, “move”, “curl”, assim como a densidade, comprimento e textura/cor do cabelo. Assim, criámos um modelo da nossa “cabeça” com um cabelo imaginado por nós.

Sendo um auto-retrato, deveríamos basear-nos em algo com que nos identificássemos. Eu resolvi criar um cabelo selvagem, sem ordem, livre, com várias cores, de maneira que este representasse o que algumas pessoas, nomeadamente eu, são no seu interior: dispersas, livres de sentir e pensar, com ideias e teorias desordenadas e diversas. Ou seja, resolvi extrair o que está no nosso interior para o nosso exterior, através do molde do cabelo, valorizando bastante essa extracção.

A última tarefa pedida foi o enquadramento do modelo 3D, num cenário à nossa escolha, com as câmaras virtuais e o respectivo esquema de iluminação. Escolhi um cenário diferente para cada foto, pensando na imagem em que enquadrava melhor cada posição (frontal, a 45º e perfil). Resolvi fazer uma quarta foto, que mostrasse a parte posterior da cabeça, para que o modelo fosse totalmente demonstrado.

Para finalizar avancei para a renderização das imagens, tendo em atenção o formato, as dimensões e a qualidade em que seriam guardadas as imagens.

Frontal

45 graus

Perfil

Parte posterior

Exer. 1.1

Foto reportagem na escola

Tema: Pormenores

O tema que escolhi para a foto reportagem na escola engloba todo o tipo de fotografias que contenham pormenores de objectos e estruturas, podendo representar, ou não, um defeito dos mesmos. Estes pormenores foram explorados ao máximo por mim e pela minha máquina fotográfica, para que ficassem bem definidos e com boa resolução. Portanto, o meu trabalho é baseado em fotografias de partes interessantes e/ou significativas desses elementos, as quais não são muito comuns de serem avistadas no dia-a-dia.

Fig.1 – Pormenor de um ramo de uma árvore. Parte do ramo que contém folhas, porém descascado, apenas com restos de folhas.


Fig.2 – Defeito no tecido e na borracha de uma sapatilha “All Star”. Textura e linhas do tecido da sapatilha.

Fig.3 – Parte de uma teia de aranha e respectivos brilhos.


Fig.4 – Pormenores da colher, como as saliências na pega e os riscos do metal. Restos de café no prato.


Fig.5 – Defeito de uma esquina de um pavilhão da escola.


Fig.6 – Saliências presentes no interior no tubo de esgoto e rachas no mesmo. Textura da parede de cimento e cabelo preso ao lado esquerdo do tubo.



Fig.8 – Gotas de água e brilhos do lavatório.


Fig.9 – Pingas de resina de uma árvore. Textura da árvore.


Fig.10 – Diferentes texturas de pulseiras e acessórios.


 

Fig.11 – Pormenores de um relógio – ponteiros, números e marca.


 

Fig.12 – Textura da parede de um pavilhão da escola. Protecção de parafusos da mesma parede.


Fig.13 – Racha e textura da madeira de um pau.


Fig.14 – Fecho, textura e linhas de um casaco.

Fig.15 – Textura de uma árvore.

Exer. 1.2

Fotografias filtradas

Exerc. 1.3

Foto-montagem digital

Neste trabalho foi-nos proposto criar várias foto-composições, utilizando imagens ou fotografias da nossa autoria ou pesquisadas. Tentei escolher, ao máximo, imagens diversificadas e com a melhor qualidade, para que o produto final ficasse com boa resolução. Também procurei criar montagens de temas variados, assim como com diferentes resultados e enquadramentos finais.

1:

– Fotografias utilizadas:

– Foto-montagem final:

Tigerwoman

.

2:

– Fotografias utilizadas:

– Foto-montagem final:

On the street

.

3:

– Fotografias utilizadas:

– Foto-montagem final:

Cry wolf

.

4:

– Fotografias utilizadas:

– Foto-montagem final:

The Hippogriff

.

5:

– Fotografias utilizadas:

– Foto-montagem final:

Which is beyond the can

.

6:

– Fotografias utilizadas:

– Foto-montagem final:

The Pop Icon

.

7:

– Fotografias utilizadas:

– Foto-montagem final:

Smoke butterflies

.

8:

– Fotografias utilizadas:

– Foto-montagem final:

Shadows

.

9:

– Fotografias utilizadas:

– Foto-montagem final:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: