Análise de um caso-exemplo Áudio

Para analisar em caso-exemplo áudio escolhi a música “Finding music” que criei

A introdução corresponde, portanto, ao momento da chegada ao “cofre”, em que utilizei a gravação dos meus passos e da abertura do cacifo, e uma parte da música “One”, sobre a qual atribuí vários volumes, gradualmente crescentes, para dar a ideia de que a pessoa se está a aproximar e se está a ouvir a música cada vez mais alto. Para mostrar que a pessoa vinha a ouvir a música através dos seus headphones, apliquei ao sample da música o filtro de effect “Classic Auto-Filter” e preset “Outside headphones”.(Figura 1)

Figura 1

Ainda nesta primeira parte, utilizei a ferramenta Pan nos sons das acções da pessoa, para dar o efeito de que se está a mover de sítio e, portanto, o ouvinte tem diferentes percepções dos seus sons nos dois ouvidos. (Figura 2)

Figura 2

A parte da música propriamente dita pode ser dividida em várias partes:

  • na primeira temos o ritmo principal (“Chick’n Pick’n”) em solo;
  • na segunda, juntam-se à primeira parte, o baixo, pequenos apontamentos de som de fundo e, mais tarde, a batida;
  • na terceira parte saem os apontamentos de som e é aplicado um filtro (“Acoustica Distortion”) à batida;
  • na quarta parte entra um novo ritmo (“Wah Clav”); (Figura 3)

Figura 3

  • na quinta parte, o ritmo principal e a batida desaparece, ficando o segundo ritmo com o baixo;
  • na sexta parte entra de novo a batida, onde mais à frente sofre o efeito do mesmo filtro;
  • na sétima parte, aparece de novo o ritmo principal e os apontamentos sonoros, desaparecendo, mais tarde, o segundo ritmo. Esta parte é o início da repetição das partes que referi anteriormente. O tempo é aqui acelerado de 110.0 BMP para 120.0 BMP. (Figura 4)

No final desta repetição dá–se o encerramento da música, que se trata do simétrico da introdução, sendo portanto a conclusão. (Figura 5)

Figura 5

Tenho de referir que tomei partido da ferramenta Pan no segundo ritmo, “Wah Clav”, da maneira como observamos na Figura 6. O meu objectivo era dar a ideia de que o som está a andar à volta da cabeça. (Figura 6)

Figura 6

A mesma ferramenta Pan utilizei nos apontamentos de som, fazendo com o som passasse de “um lado para o outro”, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, alternando de dois em dois. Também de dois em dois, o preset do filtro de effect “Classic Auto-Filter” alterava-se, começando no “Panning Peak” e terminando no “It’s a bird”. (Figura 7)

Figura 7

Para terminar temos o momento que a pessoa fecha o “cofre” com um estouro da porta, fecha o “cofre” à chave, levanta-se, põe novamente Play na música que estava a ouvir, e vai-se embora. Neste momento utilizei a parte da gravação do baque da porta do cacifo, do seu fecho à chave e dos meus passos a afastarem-se, e a continuação da música do início com o mesmo filtro. Nesta parte o sample música sofre de gradações decrescentes de volume, para dar a ideia de que a pessoa de está a afastar e a música está-se a ouvir cada vez mais baixo. (Figura 8 )

Figura 8

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: