Composição Áudio e Sonoplastia

Composição áudio

Figura 1 - Possível estúdio de criação de uma composição áudio.

Uma composição áudio é um trabalho que é executado por um compositor. Como o próprio nome indica, é uma obra composta por vários sons (samples) devidamente escolhidos referentes ao áudio.

Normalmente quando se fala em composição áudio, fala-se em composição musical, que é uma peça original de música feita para repetidas execuções (em oposição à música de improvisação em que cada performance é única). A composição pode ser preservada na memória ou através de um sistema de escrita e/ou notação. As composições podem ser feitas para a voz humana, geralmente contendo letras, assim como para instrumentos musicais.

Numa composição musical, o compositor deve ter conhecimento da teoria musical e das características do género musical para o qual a música vai ser composta. Essa escolha determina, entre outras coisas, o ritmo, a instrumentação utilizada e a duração da composição.

As composições áudio podem ser publicadas sob a forma de partitura ou sob algum outro método de notação, como a letra com cifras ou tablaturas.

Quando um sistema de notação não é utilizado, a composição é transmitida por repetição e memorização. Esse é o método usado na maior parte das canções tradicionais que, embora muitas vezes o compositor não seja conhecido, elas são na mesma composições musicais, e é possível transcrevê-las e preservá-las em partituras (etnografia).

Sonoplastia

Figura 2 - Estúdio de controlo da sonoplastia.

Sonoplastia (sono (som) + plastós (modelado)) é um termo exclusivo da língua portuguesa que surgiu na década de 60 com o teatro radiofónico tendo o objectivo de recriar sons, como da natureza, objectos, acções e movimentos, elementos que em teatro radiofónico têm que ser representados sonoramente. Assim, abrangendo todas as formas sonoras (música, ruídos e fala) e recorrendo à manipulação de registos de som, a sonoplastia é a comunicação pelo som, estabelecendo uma linguagem através de signos e significados.

Esta definição é extensiva ao teatro, cinema, rádio, televisão e Web, da maneira que tem uma função dramatúrgica na acção ou narração.

Figura 3 - Cena de um teatro.

A sua associação àtelevisão e ao cinema documental toma subtis variações e formas, recorrendo aí com maior incidência à selecção de músicas para o acompanhamento de sequências de imagem, ou como música de fundo de uma narração.

A montagem do áudio na sonoplastia pode conter elementos que reforcem a naturalidade do que está a acontecer, ou fazer com que o receptor tenha uma percepção diferente do que seria o som natural daquela acção.

Vídeo sonoplastia:

Podemos ver um exemplo em que o efeito da sonoplastia está bem presente: Esta extracção de um episódio da pantera cor-de-rosa dá-nos um momento de diversão, apenas através das imagens e de sons que imitam o que está a acontecer (por exemplo: o barulho da tentativa de abrir uma porta fechada, o som de um espirro e a própria música de fundo que acompanha o ritmo dos acontecimentos)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: