Auto-retrato

Auto-retrato

Definição:

Um auto-retrato é uma representação de um artista, em desenho, pintura, fotografia ou escultura feita por esse próprio artista. Este representa o que imagina, deseja ou idealiza ser. Constitui-se de um discurso feito na primeira pessoa, ou seja, de uma autobiografia visual. Revela um olhar voltado sobre si mesmo, sendo reflexivo.

História:

Embora os auto-retratos tenham sido feitos desde os tempos mais antigos, só a partir dos inícios do Renascimento, em meados do século XV, é que os artistas começaram a descrever-se a eles próprios mais frequentemente, como tema principal ou também como personagens importantes nos seus trabalhos.

Se este tipo de trabalho é uma exploração mais aprofundada da alma do artista ou se este simplesmente serve de modelo, o artista é, sem dúvida o modelo mais barato e disponível a recorrer. Seja qual for a razão, quase todos os artistas, desde pintores a escultores, têm tentado esta exploração deles próprios.

O auto-retrato de Jean Fouquet é uma pequena imagem criada em ouro sobre esmalte preto e é visto como “o primeiro auto-retrato claramente identificado como uma pintura individual e não como uma parte acidental de uma obra extensa”. No entanto, os auto-retratos são conhecidos por virem do período de Armana (1365 a.C) do Antigo Egipto. Embora de conheça um bom número de auto-retratos provenientes do mundo antigo, conhece-se pouco sobre as motivações psicológicas que os inspiraram.

Tipos de auto-retrato

Existem várias formas de se criar um auto-retrato, entre as quais:

Auto-retrato em assinatura – os primeiros auto-retratos em assinatura foram encontrados no Antigo Egipto. O escultor grego Phidias, o qual criou esculturas para o Parthenon, é lendário por ter estado preso em consequência de ter deixado a sua assinatura, um pequeno auto-retrato de si mesmo, no escudo de Atena. Mais tarde, este tipo de auto-retrato reapareceu fortemente durante a Idade Média e o período Renascentista.

Auto-retrato numa projecção do próprio artista – apesar do primeiro auto-retrato ter sido de Jean Fouquet, foi Albecht Dürer quem foi visto como o primeiro artista que fez do auto-retrato a maior parte do seu trabalho.

Auto-retrato num estudo de si mesmo – embora tenha sido Düer quem ganhou todo o crédito por ser o primeiro artista a criar auto-retratos consistentes, foi Rembrandt quem recebeu crédito por ter sido o primeiro artista a intensificar o estudo do “eu” através da arte. Rembrandt depende de suas características físicas para se retratar

Auto-retrato em fantasia – entre os tempos de vida de Rembrandt e Van Gogh, muitos artistas criaram auto-retratos focados principalmente nas suas características e expressões faciais e com pouca coisa no resto do quadro. No entanto, havia alguns, como Gustave Courbet, que embelezavam os seus auto-retratos com fantasia. Courbet e outros continuaram a tradição de pintar a sua própria imagem, mas foram mais longe, acrescentando artefactos e/ou pessoas para simbolizar a sua condição social ou estado mental. Desta forma, a cara do artista deixou de ser a imagem principal.

Auto-retrato narrativo – o fenómeno do Abstraccionismo, no início de 1900, levou a uma mudança ainda mais significativa do rosto realista, do que a fantasia dos auto-retratos de Gustave Courbet. Artistas como Picasso e mais tarde Chagall, desbloquearam as suas imaginações, deixando que as formas, as cores e os padrões representassem os seus próprios interiores, sem dar tanto realce à captura de uma imagem literal de si mesmos.

Auto-retrato metafórico – existem diferenças entre o retrato realista, que depende das características físicas para ser representado, e o retrato narrativo, que é revelado através de uma história fantástica de formas abstractas. No entanto, tanto um como outro utilizam uma figura com aparência humana, variavelmente distorcida, como o centro dos seus auto-retratos. Quando artistas como Jackson Pollock e Mark Rothko levam a abstracção a um nível novo, superior, deixam de existir figuras humanas na tela. Os trabalhos expressionistas e abstractos, embora possam ser difíceis de chamar auto-retratos, são profundamente emocionais e reveladores.

Autores mais significativos:

  • Jean Fouquet

Auto-retrato de Jean Fouquet (primeiro)

.

  • Francis Bacon (1928/1992)As suas pinturas são frequentemente trabalhos violentos, com o tema muitas vezes distorcido ou em processo de movimento. Os temas abrangiam violência, relações sexuais, consumo de drogas ou sofrimentos causados pelos efeitos de uma vida de excessos. Bacon não pertenceu a nenhum movimento artístico, mas desenvolveu o seu próprio estilo. Devido à época em que viveu e trabalhou, Francis Bacon seria considerado um artista moderno.

Auto-retrato, 1973, Francis Bacon

.

  • Frida Kahlo (1907/1954)As pinturas da famosa pintora mexicana Frida Khalo incluem auto-retratos que retratam a sua dor e sofrimento físico e psicológico. Ela usa muita simbologia nos seus trabalhos assim como elementos provenientes do surrealismo e da arte ingénua. Kahlo foi casada com o igualmente conhecido mexicano, moaralista e pintor, Diego Rivera.

Auto-retrato, Frida Kahlo

.

  • Vincent Van Gogh (1853/1890)O estilo de Van Gogh era muito expressivo e mais tarde influenciou muitos artistas expressionistas. A vida de Van Gogh é tão famosa como a sua arte. Ele produziu paisagens, retratos, interiores, naturezas mortas e paisagens urbanas. Foi claramente influenciado pelo impressionismo e por gravuras japonesas.

Auto-retrato, Van Gogh

.

  • Brett Whiteley (1939/1992)Foi conhecido pela sua habilidade como um bom desenhista. Produzia principalmente nus, paisagens e trabalhos abstractos assim como retratos, paisagens urbanas e trabalhos eróticos. Pertenceu ao movimento abstraccionista no início da carreira e ao movimento surrealista na maioria do seu trabalho. As suas maiores influências foram Francis Bacon, Amedeo Modigliani, Henri Matisse e Chinese Calligraphy.

Auto-retrato, Brett Whiteley

.

  • Balthus (1908/2001)

Auto-retrato, Balthus

.

  • William Dobell (1899/1970)

Auto-retrato, 1968, William Dobell

.

  • Pablo Picasso (1881/1973)Picasso foi um pintor espanhol, desenhista, e escultor que viveu a maior parte de sua vida adulta em França. É mais conhecido por co-fundar o movimento artístico cubismo.

Auto-retrato, Picasso

.

  • Andy Warhol (1928/1987)
 

Auto-retrato, Andy Wahol

Auto-retrato, Andy Wahol

.

  • Albert Dürer (1471/1528)

Auto-retrato, Dürer

.

Autores contemporâneos

Os auto-retratos de muitos autores contemporâneos e modernistas são frequentemente caracterizados por um forte senso de narrativa. Às vezes, a narrativa se assemelha a fantasia, RPG e ficção.

Aqui está uma lista de alguns autores contemporâneos de auto-retratos:

  • Diego Velàzquez (1599/1660)

Las meninas, Velàzquez

.

  • Rembrandt Van Rijn (1606/1669) Durante o seu tempo de vida, Rembrandt esboçou a sua cara centenas de vezes. Ele criou um legado de 60 auto-retratos que retratam a sua história, uma história autobiográfica que narra a sua vida turbulenta. Dos trapos à riqueza, através de casamentos e amantes, da juventude à velhice, podemos testemunhar a cara em mudança de Rembrandt.

Auto-retrato, Rembrandt

.

  • Jan de Bray (1627/1697)
  • Gustave Courbet (1819/1877)Interior of My Studio, A Real Allegory Summing Up Seven Years of My Life as an Artist, Durante sua vida, Courbet criou pelo menos outros sete auto-retratos de “fantasia”, representando um vasto leque de personagens desde um belo pretendente a um prisioneiro nobre.

Auto-retrato, 1843, Gustav Courbet

  • Paul Gauguin (1848/1903)
  • Pierre Bonnard (1867/1947)
  • Marc Chagall (1887/1985)

I and the village, Chagall

.

  • Lucian Freud (1922)
  • Arshile Gorky (1904/1948)
  • Alice Neel (1900/1984)
  • Pablo Picasso (1881/1973)
  • Lucas Samaras (1936)
  • Jenny Saville (1970)
  • Cindy Sherman (1954)
  • Gilbert and George (1943;1942)

.

Vídeos:


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: